Pages

sexta-feira, novembro 19, 2010

Por que não uma parceria?


Regrinhas básicas de negócios:

  1. Pressuposto: um negociante precisa proteger seu negócio. Precisa vencer a concorrência.
  2. Conclusões erradas: pra isso, ele precisa competir diretamente com a concorrência. Pra isso, ele deve esmagá-la - sem longas análises.

I.  Guaratinguetá é uma cidade bastante comercial, o centro sendo um amontoado de lojas que repetem funções competindo, na mesma praça, pelo mesmo exato público. Eu não consigo ver inteligência nisso, e ainda nem chegamos a parte onde as lojas abrem filiais na mesma praça. Ou nas infinidades de lojas iguais, sem nenhum diferencial atrativo ou reconhecível ("Ei, vamos nessa loja, ela pelo menos é azul.").

Shopping de Aparecida: Hagrid aprova.
Estranhamente, no centro da cidade, não há uma cultura de competitividade nas lojas, o que faz com que sua permanência e consolidação sejam obras do puro acaso, tendo o afã da clientela incauta peso mais ou menos relevante ao resultado final.

Competitividade é importante, eu sei, você sabe. Sabemos que toda a cultura capitalista da corrida de vendas é, no fim, benéfica para o consumidor, mas não entendo a mentalidade das pessoas que acreditam na competição por si só, como fim nela mesma. Isso parece-me mais com Resta Um que gerenciamento de negócios.

II.  Recentemente, abriu-se um bar de Rock na cidade (graças aos deuses!, precisávamos de um pra curtir). Até onde eu sei, o organizador dos bem-sucedidos Festivais Pirata é a mente por trás da empreitada noturna.

Recentemente, um grupo de bandas do Vale do Paraíba com menor projeção - cujo escopo as vezes nem é atingir o Vale todo - reuniu-se e bolou o Campus of Rock (até há pouco tempo, sediado no DA da FEG/UNESP - daí o nome), outro festival de Rock/Metal. Ótimo, soma as duas e traz, garçom. Outra dose de boa música e headbangin', right?

Noção de negócios da maioria.
Au contràire.

Cenário: Campus of Rock marcado - com folgadas semanas de antecedência - para dia 20/11. Cerca de uma ou duas semanas antes, o anúncio de um mega show no Backstage: Iron Cover. A data? 20/11.

O publico do CoR com certeza gostaria de pular ao som do Iron Cover; porra, até as bandas querem, com toda a certeza do mundo.

Ao ver esta situação, muitos podem entendê-la como normal e realmente concordar com a atitude de competição agressiva tomada pelo Bar. Eu estou aqui para mostrar que há uma alternativa onde todos ganham. O famoso win-win.

III.  O bar tem no máximo um mês e meio de funcionamento. Nesta etapa, toda divulgação deveria ser bemvinda. Todo produto precisa estar na mente do consumidor/cliente para se estabelecer. A partir desta ótica, a competição direta com outro festival de mesmo público torna-se uma alternativa ineficaz, quando comparada à assegurar uma parceria com o festival - em troca de divulgação, publicidade, share of mind.

Por mais conhecido que o dono do bar seja - como o organizador do Festival Pirata e os Pirata Eliminator, etc - seu produto pode não atingir a mesma fama. Certamente não sem auxílio.

O CoR vai trazer uma infinidade de fãs de Guaratinguetá e do Vale e até mesmo de outras regiões - Paraná. Se a parceria houvesse side fechada, seria complicado fazer a conta da publicidade alcançada com apenas breves menções em palco - sem falar em selos nos cartazes (peças de publicidade), promoções de bebidas. E, é claro, sem mencionar o maior bem dele: sua imagem diante do público, que permaneceria como o cavaleiro na armadura de aço em prol do Rock and Roll no Vale, apoiando as outras iniciativas. Deu pra sacar a oportunidade desperdiçada em nome do lucro rápido, do lucro agora? Deu pra pensar no "mais pra frente"?

Então vai mais uma questão - Matemática básica : eles são o único bar de Rock na cidade. Eles não tem concorrente pra esse diferencial específico. O CoR é um evento que depende de locações para acontecer. Também conseguiu ver os cifrões rolando?

Se mesmo assim você achar que competir batendo cabeça sempre é a melhor alternativa, isto explica porquê você não tem um bar.

Mas você pode tentar me convencer nos comentários. O que você acha sobre isso?


Keep kickin'.

0 Falatórios: